Arquivo do blog

Marcadores

Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2011

Começando na Musculação !!


Sempre quando vamos iniciar alguma atividade nova, até então desconhecida para nós, é natural realizarmos essa atividade longe da perfeição. Isso porque nosso corpo nunca passou por essa experiência anteriormente, portanto a técnica utilizada, ou o padrão de movimento não são ideais, a energia gasta é mais alta do que a necessária e o stress para o organismo acaba sendo maior (quebra do equilíbrio interno= homeostase).

A aprendizagem motora para o ser humano acontece através da repetição. Quanto mais executado determinado movimento, maior é a possibilidade de este ser aprendido e aperfeiçoado.

Essa informação se transfere para a musculação, acontecendo com alunos iniciantes ou nas trocas de treinos, aonde aparecem exercícios novos. É muito comum nas primeiras sessões de musculação, os alunos ficarem muito doloridos e cansados, isso devido à falta de experiência com essa atividade. Com a seqüência de treinos é natural que a dor muscular e o cansaço vão diminuindo e o rendimento do aluno vai aumentando. Esse aumento de rendimento se dá por uma adaptação do organismo a atividade que esta sendo realizada.

Na musculação a adaptação mais comum logo nas primeiras semanas, é o aumento da força muscular. Isso devido a uma adaptação do sistema nervoso, ao padrão de movimento que esta sendo realizado, que possibilita uma melhoria da técnica do movimento (aumento da força) e uma economia de energia (diminuição do cansaço).

Nesse período é muito importante que o praticante compreenda esse processo, e não se empolgue, querendo aumentar o peso para além de sua competência ou pulando para exercícios com técnicas mais complexas.

O treino inicial na musculação (treino de adaptação) serve para preparar o organismo para a nova atividade que esta sendo realizada, e é a forma mais segura de iniciar na musculação. É interessante que este treino contenha previamente um aquecimento (atividade cardiorrespiratória) e uma série de alongamentos básicos.

Aqui vão alguns dos benefícios que o treino de adaptação traz aos iniciantes:

  • Aumento da coordenação motora
  • Aumento da força muscular
  • Fortalece tendões e ligamentos
  • Fortalece as articulações
  • Melhoria do sistema cardiorrespiratório
  • Diminui o cansaço
  • Diminui as dores musculares

Portanto, espero que com essas dicas, você que é iniciante na musculação, entenda o quanto é importante realizar o treino de adaptação, e que é ele que vai garantir sua evolução de forma segura. Todos nós praticantes da musculação passamos por essa fase, ou deveríamos.

Um grande abraço e até logo em outras dicas de musculação!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário