Arquivo do blog

Marcadores

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Os construtores: Proteinas



As proteínas são importantes nutrientes para o nosso organismo e são responsáveis por funções como: construção de tecidos ( músculo, pele, unha) e formação de células nervosas e hormônios.
A proteína é composta por blocos nitrogenados, chamados de aminoácidos, estes que são classificados em essenciais e não essenciais. Os aminoácidos não essenciais são aqueles que o nosso corpo consegue sintetizar através dos alimentos e os essenciais são aqueles que não podem ser sintetizados pelo corpo através dos alimentos.
A qualidade de uma proteína é determinada pela quantidade de aminoácidos essenciais que ela contém, sendo que  para ser considerada uma proteína completa, é necessário esta ter todos os aminoácidos essenciais em sua formação. Carnes, ovos, leite, peixe, proteínas de origem animal são ótimas fontes de proteínas completas.
Quando a quantidade, ou o número de aminoácidos essenciais não é a adequada em uma proteína ela é denominada proteína incompleta. Dentre os tipos de proteínas incompletas encontramos as vegetais, que para garantir a quantidade de necessária de aminoácidos essenciais deve ser consumida de forma combinada como, por exemplo: leguminosas e cereais (arroz e feijão) ou cereais e oleoginosas (aveia e nozes).
O consumo de proteínas em uma dieta pode ser denominado balanço nitrogenado positivo ou negativo. Ele será positivo quando for feito de forma equilibrada, na quantidade adequada ao individuo, garantindo assim a saúde e o crescimento muscular. O balanço negativo é quando a ingesta proteica é abaixo das necessidades do individuo, comprometendo a manutenção da saúde e o crescimento muscular.

Como vou saber qual a quantidade necessária de proteínas que tenho que incluir na minha dieta?
A melhor forma de realizar essa ingestão de forma correta é procurar um nutricionista e desenvolver uma dieta especifica para as suas necessidades. Porém só por curiosidade a literatura especializada recomenda a ingestão de 0,8 g de proteína por peso corporal, para um individuo adulto e para indivíduos adultos praticantes de exercícios físicos intensos a recomendação passa a 1,5 g por peso corporal.
Procure distribuir fontes de proteína (animal ou vegetal) em todas as suas refeições de forma adequada e equilibrada, para alcançar um balanço nitrogenado positivo, garantindo assim melhorias na sua saúde e um crescimento muscular.


Referências Bibliográficas

Guimarães Neto, W.M. Musculação Anabolismo Total. 8ª Ed. São Paulo: Phorte Editora,1999.p.47-49.

Powers, S. K. & Howley, E. T. Fisiologia do Exercício. Teoria e Aplicação ao Condicionamento e ao Desporto. 5. ed. Barueri: Manole, 2005.p.359.

Nenhum comentário:

Postar um comentário