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terça-feira, 20 de agosto de 2013

Os construtores: Proteinas



As proteínas são importantes nutrientes para o nosso organismo e são responsáveis por funções como: construção de tecidos ( músculo, pele, unha) e formação de células nervosas e hormônios.
A proteína é composta por blocos nitrogenados, chamados de aminoácidos, estes que são classificados em essenciais e não essenciais. Os aminoácidos não essenciais são aqueles que o nosso corpo consegue sintetizar através dos alimentos e os essenciais são aqueles que não podem ser sintetizados pelo corpo através dos alimentos.
A qualidade de uma proteína é determinada pela quantidade de aminoácidos essenciais que ela contém, sendo que  para ser considerada uma proteína completa, é necessário esta ter todos os aminoácidos essenciais em sua formação. Carnes, ovos, leite, peixe, proteínas de origem animal são ótimas fontes de proteínas completas.
Quando a quantidade, ou o número de aminoácidos essenciais não é a adequada em uma proteína ela é denominada proteína incompleta. Dentre os tipos de proteínas incompletas encontramos as vegetais, que para garantir a quantidade de necessária de aminoácidos essenciais deve ser consumida de forma combinada como, por exemplo: leguminosas e cereais (arroz e feijão) ou cereais e oleoginosas (aveia e nozes).
O consumo de proteínas em uma dieta pode ser denominado balanço nitrogenado positivo ou negativo. Ele será positivo quando for feito de forma equilibrada, na quantidade adequada ao individuo, garantindo assim a saúde e o crescimento muscular. O balanço negativo é quando a ingesta proteica é abaixo das necessidades do individuo, comprometendo a manutenção da saúde e o crescimento muscular.

Como vou saber qual a quantidade necessária de proteínas que tenho que incluir na minha dieta?
A melhor forma de realizar essa ingestão de forma correta é procurar um nutricionista e desenvolver uma dieta especifica para as suas necessidades. Porém só por curiosidade a literatura especializada recomenda a ingestão de 0,8 g de proteína por peso corporal, para um individuo adulto e para indivíduos adultos praticantes de exercícios físicos intensos a recomendação passa a 1,5 g por peso corporal.
Procure distribuir fontes de proteína (animal ou vegetal) em todas as suas refeições de forma adequada e equilibrada, para alcançar um balanço nitrogenado positivo, garantindo assim melhorias na sua saúde e um crescimento muscular.


Referências Bibliográficas

Guimarães Neto, W.M. Musculação Anabolismo Total. 8ª Ed. São Paulo: Phorte Editora,1999.p.47-49.

Powers, S. K. & Howley, E. T. Fisiologia do Exercício. Teoria e Aplicação ao Condicionamento e ao Desporto. 5. ed. Barueri: Manole, 2005.p.359.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

RONALDO LEITE: TreinamentoFuncional, CROSSFIT e Musculação, O ...

RONALDO LEITE:


TreinamentoFuncional, CROSSFIT e Musculação, O ...
: Treinamento Funcional, CROSSFIT e Musculação, O que fazer ? Faz certo tempo que a musculação tem passado por algumas mudanças e ...



Treinamento Funcional, CROSSFIT e Musculação, O que fazer ?
Faz certo tempo que a musculação tem passado por algumas mudanças e adaptações em sua metodologia. Hoje muitas academias adotaram o treinamento funcional em suas salas de musculação, e é muito comum encontrarmos materiais específicos deste como: bolas, bosu, pranchas de equilíbrio, fitas de treinamento em suspensão, e em alguns casos ate máquinas especificas como kinesis. Já comentei sobre o treinamento funcional em postagens anteriores, mas  apenas resgatando, esse é um método que visa fortalecer inicialmente os músculos do CORE (Abdômen e Paravertebrais) e depois os demais músculos. Seus exercícios estimulam a consciência corporal, equilíbrio e fortalecimento muscular, coordenação motora e são praticados na maioria das vezes de forma livre em materiais específicos.
Dentro dessas adaptações e influencias dos últimos três anos, cabe também destacar uma metodologia de treinamento que vem ganhando muitos praticantes, que é o CROSSFIT. Esse método de treino é baseado em modalidades como: halterofilismo, ginástica olímpica e corrida. Praticado por pessoas com um excelente preparo físico e atletas, esse método envolve exercícios clássicos da musculação como: levantamento terra, agachamento, desenvolvimentos, exercícios da ginástica como: argolas, barras paralelas, e exercícios como: corridas, saltos , flexões, etc....Os exercícios  com essas características são agrupados de forma mescladas em uma sessão de treino, que são bem flexíveis e constantemente variadas.
Posso dizer por experiência própria que é o método de treino mais intenso e exaustivo que experimentei muito interessante e uma ótima opção de treino para pessoas que visam condicionamento físico, ou simplesmente uma quebra de rotina da musculação. Recomendo para praticantes avançados de musculação e para pessoas com um ótimo preparo físico.
Citada essas modalidades, acho importante destacar o valor que a musculação continua tendo, mesmo com o surgimento de outras modalidades e métodos de treino. A musculação pode ser praticada por todas as pessoas seja qual for a idade e o nível de aptidão física. Ela é prática, rápida e segura, e na minha visão é a que traz benefícios e ganhos físicos mais rápido que qualquer modalidade aqui citada, pela sua simplicidade e praticidade. . E ainda para aqueles que buscam resultados estéticos, como o aumento da massa muscular eu considero a melhor modalidade
Como personal trainer não utilizo só uma metodologia de treinamento, eu sou muito favorável a essas adaptações e influências de uma modalidade sobre a outra, porque vejo que elas tornam o treinamento físico um atrativo maior aos seus praticantes. Não vejo o porquê de se optar única e exclusivamente por uma modalidade, penso que combinando estas em um programa de exercícios físicos, este se torna mais completo no sentindo de trabalhar melhor as capacidades físicas e orgânicas do individuo e agrada e motiva por oferecer uma gama maior de exercícios, sem estes caírem em uma rotina e monotonia.
Abaixo segue um vídeo da modalidade crossfit !





quinta-feira, 11 de julho de 2013

sexta-feira, 5 de julho de 2013

No começo motivação e depois um hábito !


Olá a todos!

Depois de muito tempo sem postar aqui no blog, estou de volta. Minha vida da ultima postagem pra cá mudou bastante, muito trabalho e treinos consumindo meu tempo e minha energia, porém pretendo estar atualizando com frequência e conto a leitura dos interessados.
Na postagem de hoje vou falar um pouco sobre a motivação para a prática dos exercícios físicos, aproveitando essa estação do ano que causa desanimo na maioria das pessoas.
Todos estamos "carecas" de saber que a prática regular de exercícios físicos contribui em muitos aspectos para a nossa saúde e estética  tais como: melhora da circulação de sangue no corpo, diminuição do colesterol,melhora da atividade cardíaca e respiratória  aumento da massa muscular, diminuição de gorduras localizadas, aumento da força muscular,diminuição de dores musculares e articulares e outros.Porém esses benefícios só são conquistados por aqueles que sempre praticam exercícios, diferentes dos atletas de fim de semana e dos atletas de estação, que são aqueles que começam a se mexer no final da primavera e começo do verão.
Durante muito tempo enquanto  trabalhava como professor de musculação, sempre ouvi dos alunos das academia por onde passei, que era muito difícil manter a pratica da musculação, mulheres dizendo que era muito monótono e homens dizendo que demoravam muito para ver os resultados dos treinos.Foi muito comum durante esse período   ficar sabendo  da rotina dos alunos fora da academia,"fulano"  acabava de sair da academia e ia direto pra balada,"ciclano" dizia não ter tempo pra ir pra academia, mas estava sempre depois do trabalho no happy hour. Estas e outas situações que impediam essas pessoas de chegarem aos seus objetivos e faziam as mesmas desistirem da pratica de exercícios.
Eu como personal trainer e praticante assíduo da musculação, considero que a fase mais difícil para a pratica regular de exercícios físicos são os primeiros dias dessa pratica, aonde ficamos um pouco doloridos,temos dificuldades em nos ajustar com os horários de trabalho e estudos e terminamos o dia exaustos.
Para você não desistir nessa fase, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a vencer a dificuldade do inicio do exercício e aproveitar os benefícios que ele proporciona;


  • Estude bem a modalidade de exercício que mais lhe agrade e que você se sinta bem com ela.
  • Pesquise boas academias ou clubes que ofereçam essa modalidade escolhida, próximo ao seu trabalho ou casa e tenha certeza sempre que o professor da modalidade é formado em Educação Física.
  • Vá ao seu médico e veja se esta apto a pratica de exercícios físicos.
  • Procure levar um amigo,parente, logo no começo com você, assim você vai se motivar mais.
  • Se você tem objetivos estéticos, procure um nutricionista para te ajudar com a dieta, o exercício físico sozinho, não vai fazer você chegar ao seu objetivo.
  • Trace metas e objetivos a longo prazo, lembre-se o que vem fácil, vai fácil.
  • Comemore a cada dia de exercício e de dieta e acredite que essa batalha vai valer a pena.

Conseguindo seguir esses passos, o exercício e a dieta vão se tornar um hábito do seu dia a dia e você vai dar mais valor a eles, porque você estará cada vez mais perto dos seus objetivos. Vamos lá, estamos em julho ainda e seja lá qual for o seu objetivo ainda da tempo de correr atras dele.
Abaixo segue um vídeo para servir de inspiração nessa fase, MEXA-SE E ÓTIMOS TREINOS!


sábado, 1 de setembro de 2012


DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PARABÉNS, para todos os profissionais de Educação Física, pelo empenho,dedicação e energia dedicada a profissão, ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
É a EDUCAÇÃO FÍSICA,trazendo mais qualidade de vida e bem estar para a sociedade brasileira, contando com profissionais cada vez mais qualificados e experientes preparados para atender as necessidades das pessoas em diversas áreas de atuação.
Pra você que tem o interesse em iniciar um programa de exercícios físicos,é necessário contar com o acompanhamento desse profissional, para atingir suas metas e aproveitar os benefícios que exercício físico proporciona, de uma forma segura e prazerosa.