Arquivo do blog

Marcadores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de julho de 2013




Treinamento Funcional, CROSSFIT e Musculação, O que fazer ?
Faz certo tempo que a musculação tem passado por algumas mudanças e adaptações em sua metodologia. Hoje muitas academias adotaram o treinamento funcional em suas salas de musculação, e é muito comum encontrarmos materiais específicos deste como: bolas, bosu, pranchas de equilíbrio, fitas de treinamento em suspensão, e em alguns casos ate máquinas especificas como kinesis. Já comentei sobre o treinamento funcional em postagens anteriores, mas  apenas resgatando, esse é um método que visa fortalecer inicialmente os músculos do CORE (Abdômen e Paravertebrais) e depois os demais músculos. Seus exercícios estimulam a consciência corporal, equilíbrio e fortalecimento muscular, coordenação motora e são praticados na maioria das vezes de forma livre em materiais específicos.
Dentro dessas adaptações e influencias dos últimos três anos, cabe também destacar uma metodologia de treinamento que vem ganhando muitos praticantes, que é o CROSSFIT. Esse método de treino é baseado em modalidades como: halterofilismo, ginástica olímpica e corrida. Praticado por pessoas com um excelente preparo físico e atletas, esse método envolve exercícios clássicos da musculação como: levantamento terra, agachamento, desenvolvimentos, exercícios da ginástica como: argolas, barras paralelas, e exercícios como: corridas, saltos , flexões, etc....Os exercícios  com essas características são agrupados de forma mescladas em uma sessão de treino, que são bem flexíveis e constantemente variadas.
Posso dizer por experiência própria que é o método de treino mais intenso e exaustivo que experimentei muito interessante e uma ótima opção de treino para pessoas que visam condicionamento físico, ou simplesmente uma quebra de rotina da musculação. Recomendo para praticantes avançados de musculação e para pessoas com um ótimo preparo físico.
Citada essas modalidades, acho importante destacar o valor que a musculação continua tendo, mesmo com o surgimento de outras modalidades e métodos de treino. A musculação pode ser praticada por todas as pessoas seja qual for a idade e o nível de aptidão física. Ela é prática, rápida e segura, e na minha visão é a que traz benefícios e ganhos físicos mais rápido que qualquer modalidade aqui citada, pela sua simplicidade e praticidade. . E ainda para aqueles que buscam resultados estéticos, como o aumento da massa muscular eu considero a melhor modalidade
Como personal trainer não utilizo só uma metodologia de treinamento, eu sou muito favorável a essas adaptações e influências de uma modalidade sobre a outra, porque vejo que elas tornam o treinamento físico um atrativo maior aos seus praticantes. Não vejo o porquê de se optar única e exclusivamente por uma modalidade, penso que combinando estas em um programa de exercícios físicos, este se torna mais completo no sentindo de trabalhar melhor as capacidades físicas e orgânicas do individuo e agrada e motiva por oferecer uma gama maior de exercícios, sem estes caírem em uma rotina e monotonia.
Abaixo segue um vídeo da modalidade crossfit !





Nenhum comentário:

Postar um comentário