Arquivo do blog

Marcadores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Alongamento antes ou depois do treino?


Os exercícios de alongamento muscular servem para a manutenção e a melhoria da flexibilidade. Músculos alongados regularmente são mais flexíveis e mais saudáveis, pois o alongamento ajuda os músculos a conservarem o seu tamanho original, evitando seu encurtamento além de preservar a mobilidade da articulação.

Para iniciantes na musculação é interessante realizar os exercícios de alongamentos antes e depois da musculação em conjunto com um aquecimento. Essa dica é interessante para quem esta começando, para estimular um aumento da flexibilidade do indivíduo.

Os exercícios de alongamento devem ser o mais simples possível e deve-se procurar alongar os músculos que serão trabalhados na sessão de musculação. Realizar cada exercício fazendo a manutenção da postura em torno de 15 a 20 segundos já se torna um método eficaz para a melhoria da flexibilidade em indivíduos iniciantes.

Em praticantes mais avançados, é interessante realizar breves exercícios de alongamento (10 a 15 segundos) para o grupo muscular que será trabalhado, acompanhados de um aquecimento muscular específico.

(ex: aquecer no supino com 15 a 20 repetições com a carga baixa).

Para aqueles que pretendem obter avanços mais significativos na flexibilidade, as aulas de alongamento são uma ótima escolha, porque nelas o professor trabalha com diferentes métodos (ativo, passivo, balísticos) para uma maior progressão da flexibilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário