Arquivo do blog

Marcadores

Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Carboidratos !!


Olá para todos!!

Depois de algum tempo estou voltando a postar alguns textos que desenvolvi, com a intenção de acrescentar algumas informações e curiosidades sobre a musculação e exercícios físicos.
Para aqueles que apreciam o meu trabalho, peço desculpa pela ausência temporária e prometo atualizações periódicas e artigos e dicas interessantes.
Espero que aproveitem a leitura!!

  • Carboidratos: É o alimento mais abundante em nossa dieta e se apresenta sobre três formas: Monossacarídeos (açucares simples, como a glicose e frutose), Dissacarídeos e os Polissacarídeos (carboidratos complexos).
A glicose é “familiar” para todos nós e é encontrada nos alimentos, ou é formada no corpo como resultado da “quebra” de carboidratos mais complexos.
A energia liberada por esse nutriente é rapidamente utilizada pelo nosso corpo. Devido a essa alta velocidade na liberação da energia, faz com que esse nutriente seja a primeira opção para a produção rápida de energia pelo corpo, sendo utilizado em vários tecidos, desde o músculo até o cérebro.

·        O que são carboidratos simples e complexos?

Essa denominação existe para se referir ao formato das moléculas de carboidratos.

Carboidratos simples, também conhecidos como monossacarídeos são moléculas menores de carboidratos, são “quebrados” e absorvidos mais rapidamente pelo organismo, gerando energia mais rapidamente.
Exemplo: Frutas, mel, açúcar branco, farinha branca e alimentos açucarados.

Carboidratos complexos, também conhecidos como polissacarídeos, são estruturas que contém três ou mais monossacarídeos. Sua “quebra” e a liberação de sua energia são mais lentas se comparadas aos carboidratos simples.
Exemplo: Verduras, legumes, Grãos, Frutas e Sementes.

  • QUAL A IMPORTÂNCIA EM SABER OS TIPOS DE CARBOIDRATOS?
A ingestão de carboidratos esta diretamente relacionada com a produção de um hormônio chamado insulina. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, que tem como uma de suas principais funções o transporte e armazenamento da glicose que se encontra disponível no organismo. A produção de insulina esta relacionada ao tipo e a quantidade de carboidratos que ingerimos.
Essa resposta da produção de insulina adequada a cada tipo de carboidrato é traduzida para um gráfico denominado de índice glicêmico. Sua pontuação varia de 1 a 100 pontos para diversos alimentos, por exemplo, a glicose pura é classificada com 100 pontos, enquanto a gordura possui 1 ponto.
Carboidratos simples possuem um alto índice glicêmico (alta produção de insulina), enquanto carboidratos complexos possuem baixo índice glicêmico (baixa produção de insulina).

·        QUAIS AS INFLUÊNCIAS DA INSULINA NO MEU CORPO?

Como vimos anteriormente, a insulina é um hormônio que possui como uma de suas principais funções o controle da taxa de glicose no organismo.
Quando esses níveis de glicose sofrem um aumento significativo, devido ao consumo carboidratos de alto índice glicêmico, a produção de insulina também aumenta para controlar essa alta taxa de glicose no organismo.

Essa situação pode ocasionar três conseqüências para o organismo:

  • Conseqüência 1:  Um rápido aumento nos níveis de insulina, causam um desequilíbrio nos centros de controle do apetite, localizados no cérebro. Portanto, a pessoa passa a sentir mais fome em espaços curtos de tempo e assim passa a comer de uma forma descontrolada. Isso acontecendo regularmente se torna um círculo vicioso, um passo importante para obesidade.

  • Conseqüência 2: A ingestão de alimentos de alto índice glicêmico, fazem a insulina retirar a maior parte da glicose encontrada no sangue, restando assim pouca glicose para a produção de energia, ocasionando assim uma hipoglicemia (queda da glicose no sangue). A hipoglicemia pode provocar sinais de: tontura, sono, queda da pressão arterial e até desmaios.

  • Conseqüência 3:  A alta produção de insulina, pode estimular a ação de enzimas que são especializadas em armazenar gordura .Isso acontecendo de forma regular torna o nosso organismo mais apto em armazenar gordura corporal.

  • QUAIS AS RECOMENDAÇÕES PARA INGESTÃO DE CARBOIDRATOS?

  • Dica 1: Consuma alimentos de baixo índice glicêmico durante o dia, sendo interessante refeições a cada 3 horas.

  • Dica 2: Evite alimentos com alto índice glicêmico 30 minutos antes do exercício, para evitar quadros hipoglicêmicos.

  • Dica 3: Consulte uma nutricionista esportiva, para o desenvolvimento de uma dieta especifica as suas necessidades e voltada para os seus objetivos.

Referências Bibliográficas

Guimarães Neto, W.M. Musculação Anabolismo Total. 8ª Ed. São Paulo: Phorte Editora,1999.p.50-52

Powers, S. K. & Howley, E. T. Fisiologia do Exercício. Teoria e Aplicação ao Condicionamento e ao Desporto. 5. ed. Barueri: Manole, 2005.p.28-29

Nenhum comentário:

Postar um comentário